Sistema Cad/cam

Tratamentos

Sistema Cad/cam

O termo CAD/CAM é um acrônimo das palavras computer aided design e computer aided manufacturing que, em livre tradução, significam “desenho guiado por computador” e “fabricação guiada por computador”.

baixo

Outro termo utilizado para nomear o mesmo sistema é o CAD/CIM, no qual a segunda sigla é originária de computer integrated machining. De forma simplificada, podemos dizer que o sistema CAD pode ser dividido em procedimentos intraorais e de laboratório e é um sistema composto por um scanner, que faz a varredura das estruturas a serem copiadas, seja em boca ou em modelos de gesso, e um computador com um software que irá receber estes dados e gerar uma imagem tridimensional das estruturas escaneadas.

O software, além disso, permite que o operador do sistema – seja o cirurgião-dentista ou um técnico em prótese dentária – faça o desenho virtual dos elementos necessários a reabilitação protética, reconfigurando forma e função com extrema acuidade e precisão. A partir deste desenho guia, é possível evoluir para o desenho virtual final de coroas totais, inlays, onlays, facetas, pilares personalizados, pontes fixas, copings e infraestruturas de pontes, entre outras.